quinta-feira, 25 de agosto de 2011

FOI MORTO UM PEDREIRO DE 25 ANOS!

O desabamento de uma barreira de terra numa obra ontem em Évora matou mais um jovem operário da construção para além de um ferido!Mais um entre muitos acidentes no sector!Um jovem operário indiano que ,como de costume, não tem nome, não tem família, enfim, é um número, um recurso, que durou o que durou!

Agora vai decorrer o inquérito para apurar as responsabilidades tanto do «dono da obra» como dos empreiteiros e respectivos coordenadores e técnicos de segurança!É lastimável porque as causas estão sobejamente apuradas!A obra deve ter uma avalição de riscos e sabemos que as valas são locais de risco!Por certo que algo falhou no domínio da segurança...e neste domínio falha-se demais!E porque? Simplesmente porque temos um Pais do «faz de conta»!

Quantos donos de obra ou empreiteiros foram efectivamente responsabilizados crimialmente após tantas mortes?Quantos estão presos?Conhecem?Ah! Mas se alguém assalta um supermercado ou um banco cai o carmo a trindade e é logo engavetado?Temos efectivamente uma justiça e uma tolerancia de classe!Tolerancia zero para os crimes de «pé descalço» e magnanimidade para os grandes!Daí as nossas prisões estarem cheias de gente sem beira nem eira mas apenas um banqueiro em prisão, que ,julgo ,estará neste momento em casa!
Este mês de Agosto tem sido fatídico!Então vítimas de tractores são uma calamidade!Uma calamidade silenciosa mas real!Mas, entre as férias e a dívida soberana e respectivas ameaças os portugueses ficaram tolhidos!Será?

Sem comentários: