quinta-feira, 11 de agosto de 2011

AS REVOLTAS DE LONDRES!

As revoltas nos bairros de Londres e de outras cidades inglesas são claramente sinais dos tempos!Do tempo que se vive numa Europa sem rumo, ao sabor de interesses privados, quase num salve-se quem puder,ou quem puder que fuja!O que ali acontece,pode acontecer novamente em Paris, em Berlim ou Madrid....e até em Lisboa!

Estas revoltas são fruto de décadas de políticas iniciadas com a chamada «dama de ferro», políticas substancialmente seguidas pelo Tony Blair e os adeptos da famosa terceira via que, reconhecem hoje muitos socialistas, foi a desvirtuação completa das politicas social -democratas e socialistas!

Com efeito, nas últimas décadas a Inglaterra caiu no declínio social e económico. Os sindicatos ,fortemente atacados pelos adeptos das privatizações, perderam muito do seu poder efectivo e a sindicalização baixou.
Em muitos bairros operários, outrora orgulhosos,vemos o desemprego crónico passando de geração em geração, a marginalidade a frustração!

A estes juntam-se os imigrantes e filhos de imigrantes sistematicamente tratados á margem e com desconfiança por todos, em particular a partir do 11 de Setembro.Os serviços públicos sofrem cortes, em especial os serviços sociais, em nome da austeridade e para favorecer a concentração da riqueza de uma minoria privilegiada!
Mas estas revoltas juntam gente diversificada , inclusive empregada e outrora satisfeita com o sistema.Isto quer dizer que a situação económica está a empurrar nova gente para a acção. Uma acção agora com pouca organização e liderança aparente, a mais grave de todas....

Sem comentários: