segunda-feira, 6 de junho de 2011

O POVO VOTOU!E AGORA?


Globalmente ontem deu-se uma viragem eleitoral á direita em Portugal com a vitória do PSD!É verdade que a abstenção foi grande, assim como foi assinalável o voto branco!Quase metade dos portugueses não votaram! A maioria dos abstencionistas pensa que já não adianta nada votar!
O contexto em que decorreram estas eleições ajudou a esta absetenção!A sentença já tinha sido lida e escrita ( o memorando do FMI,CE e BCE) e agora tratava-se de eleger apenas o carrasco!

Todavia, mais do que mérito da direita foi por desmérito das esquerdas que esta derrota aconteceu!A começar pela governação Sócrates!Foi um completo equívoco!Pretendeu fazer reformas atacando os potencias actores das reformas!Não se muda o Estado atacando profissionalmente os funcionários públicos, inclusive na sua honra profissional como aconteceu no primeiro governo!Não se muda a educação gerando um conflito permanente com os professores... e por aí adiante!Isto para não falar das reformas do código do trabalho que o próprio patrão dos patrões dizia que nem a direita iria tão longe naquele momento!

Portanto, o PS perdeu as eleições há muito tempo e não ontem!Quanto à restante esquerda limitou-se a lavar as mãos da questão da dívida,numa linha de protesto que não é suficiente!O BE se não arrepia caminho perderá a sua oportunidade histórica e o PCP apenas joga a meio tempo neste campeonato eleitoral! O seu principal objectivo é a coesão do Partido na tempestade.

Nestes próximos anos algo de novo, consistente, terá que nascer nas esquerdas!Algo que seja para mudar o nosso destino e não apenas para ir a votos!Algo que envolve necessáriamente os partidos da esquerda (PS,PCP e BE) e as forças sociais mais activas na sociedade portuguesa!Algo credível que sirva para melhorar a nossa vida que não vai ter ponta por onde se pegue nos próximos tempos!O filme grego é mesmo real!

Sem comentários: