segunda-feira, 16 de março de 2015

A IDEOLOGIA DA PRODUTIVIDADE E A SAÚDE DOS TRABALHADORES!

O pedaço de prosa abaixo, uma notícia de um jornal diário, é ilustrativo de como se concebe hoje a
promoção da saúde dos trabalhadores em alguns locais, inclusive nos meios académicos!Um mero negócio para a produtividade!O homem, da Ordem dos Psicólogos, precisa de vender um produto no mercado.Esse produto é a necessidade de contratar psicólogos para as empresas....para tratar da saúde dos «colaboradores».Colaboradores?Que é isso?O que temos são trabalhadores por conta de outrem ou independentes!

Notícia

«Vão ser lançados nos próximos dias e destinam-se a premiar os locais de trabalho mais saudáveis, que podiam, por cá, ser em maior número. O Prémio Healthy Workplaces – Locais de Trabalho Saudáveis, uma iniciativa da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), pretende mostrar que um local de trabalho saudável é igual a aumento de produtividade. Ganham os funcionários e ganham os empregadores.
 "O atual paradigma está a mudar", confirma ao Destak Telmo Mourinho Baptista, bastonário da OPP. Hoje, as empresas "começaram a perceber que algo está errado", resultado dos "inúmeros casos de "burnout", taxas de absentismo elevadíssimas e, igualmente grave, um número demasiadamente alto de situações de presentismo, ou seja, o colaborador vai trabalhar, mas sem estar em condições de produzir aquilo que seria normal e expectável". Situações que têm, reforça, "custos elevadíssimos para as empresas". E que as leva a procurar tornar saudável os locais de trabalho. O mesmo é dizer: "valorizar e promover a segurança, a saúde e o bem-estar dos colaboradores". Algo que é feito "através da implementação de estratégias de prevenção e intervenção".  ( No DESTAK de 12 de março de 2015)

Sem comentários: