quarta-feira, 11 de março de 2015

SAÚDE LABORAL NAS FORÇAS ARMADAS! COMO É?

 
Recentemente foi noticiado que um jovem militar se teria suicidado após ter sofrido durante algum tempo de assédio moral por ter uma determinada orientação sexual! É caso para perguntar, quem fiscaliza as condições de trabalho, nomeadamente, quem acompanha as condições de segurança e saúde no trabalho nas Forças Armadas? A maioria dos cidadãos portugueses não sabe responder a esta questão e talvez não se preocupe com esta notícia, pensando, talvez, que são casos raros. Ora, estas questões de segurança e saúde no trabalho, nomeadamente a nossa integridade psíquica, não são tão raras como se poderá talvez pensar!
Nas Forças Armadas existem locais, trabalhos, procedimentos e relações que podem proporcionar acidentes de trabalho e doenças profissionais de origem física, química, ergonómica e psíquica. Algumas atividades são, inclusive, de grande risco como é, aliás, próprio de alguns aspetos do treino e do tipo de organização e atividade militar.
Os cortes nos orçamentos militares não facilitam os investimentos na segurança, saúde e bem -estar dos trabalhadores e militares das Forças Armadas. Embora a cultura militar tenha a segurança como um elemento central da sua atividade, nem sempre a organização das atividades de segurança e saúde no trabalho são consideradas. O próprio regime legal de promoção da segurança e saúde não se aplica às Forças Armadas e as entidades inspetivas, nomeadamente a ACT, não podem atuar na área militar! Aliás, tal competência pertence, porventura, á inspeção do trabalho do Ministério da Defesa, ou seja, é a própria instituição que se fiscaliza a si própria!

Tal situação é discriminatória face á Constituição Portuguesa! Embora com um estatuto próprio os trabalhadores das Forças Armadas e os próprios militares têm direito a trabalhar em condições de segurança e saúde tal como afirma a nossa lei fundamental! As organizações sindicais da classe deveriam ser mais claras e reivindicativas nesta matéria!

Sem comentários: