quinta-feira, 15 de maio de 2014

TURQUIA:mineiros pagam com a vida falta de segurança!

Ceca de 250 mineiros turcos morreram após uma explosão numa mina em Soma, na Turquia! O Primeiro -Ministro e a sua comitiva foram apedrejados quando se aproximaram do local! 
Nas profundidades da mina ainda se encontra mais de uma centena de mineiros bloqueados pelo fogo e certamente condenados num acidente que ficará registado como o mais trágico da história laboral daquele país. De assinalar a reação popular que se manifestou junto da empresa mineira em Istambul e na famosa Praça Taksim sede de todos os protestos turcos! ASSASSINOS! Foi a palavra escrita na sede da empresa!
Tal como no grande desastre mineiro do Chile em 2010, também aqui há responsáveis pois a empresa foi avisada sobre as deficientíssimas condições de segurança existentes! Responsáveis políticos e empresariais. O destino deles deveria ser a cadeia após apuramento do grau de responsabilidade! Infelizmente em alguns países o crime compensa! As multas por falta de segurança são tão ridículas que não investir nas condições de trabalho é lucrativo! Este acontecimento, que o governo quer banalizar está a criar grandes ondas de contestação, servindo para as pessoas se consciencializarem que não existem tragédias inevitáveis, nomeadamente no mundo do trabalho.
Todos os acidentes têm causas e a negligência paga-se cara, com vidas humanas! Uma mina não pode ser um local de exploração criminosa de trabalhadores em benefício de uma elite económica ou política! É um trabalho de alto risco que exige severas medidas de segurança e promoção da saúde dos trabalhadores! Os sindicatos turcos estão a reagir e têm naturalmente a solidariedade sindical internacional. Bernardete Segol Secretária Geral da CES lamenta e espera que a Turquia invista na segurança e saúde dos trabalhadores.

Sem comentários: