quarta-feira, 22 de agosto de 2012

MINEIROS DE MARIKANA!

Os mineiros da África do Sul, em particular os das minas de platina, têm um dos trabalhos mais duros do mundo em termos de condições de trabalho! Muitos trabalham como perfuradores ganhando cerca de 473 euros por mês!

Para melhorar os seus salários entraram em greve exigindo aumentos e melhorias nas suas vidas a uma empresa (Lonmim) que paga de forma milionária aos seus gestores, diretores, guarda-costas e capatazes! Houve lutas entre mineiros e organizações sindicais, chegou-se a matar num país onde, por vezes, se torna banal matar! Mas, desta vez a violência mais grave veio da própria polícia que fez um massacre com a morte de 34 grevistas! Destas mortes não estão isentos de culpas nem os polícias, nem os sindicatos e muito menos o partido do governo, o ANC! Que dirá Mandela?

De facto, quando no governo estão os da sua cor política são muitos os sindicalistas que se tornam negociadores, adiando, por vezes, o que não se pode adiar por mais tempo! As análises políticas sobrepõem-se às reivindicações sindicais, os interesses do poder relativizam os interesses de classe! Os antigos companheiros são considerados radicais, fazendo o jogo da oposição! A cantilena é sempre a mesma em todos os lugares! Os mineiros de Marikana sofreram com estas análises!

Por outro lado, quando se está no poder, mesmo sendo um poder progressista e com uma história de luta como é o caso do ANC, vem a sedução do ouro, dos palácios e gabinetes. Perde-se a lucidez e qualquer reivindicação aparece como jogo da oposição, mesmo, por vezes, uma reivindicação de antigos companheiros de luta! Esquecem-se promessas e principalmente adia-se a distribuição da riqueza em nome do realismo! A cantilena do poder é sempre a mesma! Os mineiros de Marikana sofreram com esta realidade!

E depois temos o capital, aqui o capital da platina, que ganha milhões com aquilo que se extrai com tanto sofrimento da terra! Desses milhões apenas uma muito pequena parcela vai para os mineiros! Queriam mais? Levam balas! Do capital nada se pode esperar. Os mineiros de Marikana sofreram desta realidade- o capital manda mais!

Todos os intervenientes falharam! Mas a morte destes bravos mineiros não foi em vão certamente. É pena que aquele grande País tenha que juntar á sua longa história de sangue e de mártires mais um capítulo tão vergonhoso!

Sem comentários: