segunda-feira, 25 de junho de 2012

OS MINEIROS DAS ASTURIAS E DE LEON!

Duzentos mineiros de Astúrias e Leon partiram numa «marcha negra» para Madrid protestando contra o fim dos apoios estatais às respetivas minas, ou seja, ao fim dos seus empregos. A marcha chegará á capital espanhola no dia 11 de Julho precisamente no dia em que o Presidente do Governo comparecerá no Congresso ou seja no parlamento do país vizinho.


Durante a longa caminhada de centenas de quilómetros a Cruz Vermelha apoiará os mineiros. As famílias e os municípios por onde vão passar também lhe darão preciosa ajuda! Passarão as noites em pavilhões desportivos, em escolas e casas de militantes sindicais e amigos! Por todo o lado por onde passam os mineiros sentem uma miríade de sinais de solidariedade. São olhados com respeito! Ainda concebem a sua profissão como algo que os define e os enobrece! Alguns são filhos e netos de mineiros. Desde pequenos escutam a velha canção de Santa Bárbara!

No meio de uma crise tremenda a Espanha, que anda nas bocas do mundo pela sua famosa equipa de futebol e pelo empréstimo á banca nacional, relega para secundaríssimo lugar esta luta dos mineiros asturianos e leoneses pelos seus empregos e pela economia regional.

Alguém decidiu, entretanto, que aquelas minas poderão diminuir a produção. Alguém decidiu que não era importante apoiar as minas. Por quanto tempo? Certamente as decisões têm a ver com o preço do minério nos mercados, com as ações de capital na bolsa. Daqui a algumas décadas uma multinacional qualquer decide o contrário, ou seja, será bom explorar novamente as minas! Entretanto, a economia daquelas regiões foi destruída, as gentes tirão que emigrar e os mineiros mais velhos irão para a reforma curar as mazelas e esperar pela morte!

É contra este cenário possível que os mineiros estão a lutar. Existe riqueza debaixo da terra capaz de fazer crescer a economia e dar trabalho a todos. Mas existem os interesses escondidos do mercado e dos investidores. Os mesmos que preparam um resgate a Espanha e já o fizeram á Grécia e a Portugal. São os que, na sombra, pretendem conduzir as nossas vidas! Os mineiros das Astúrias e Leon podem ser vencidos porque deram luta….O pior é mesmo quando, á partida, nos declaramos vencidos!

Sem comentários: