quarta-feira, 5 de agosto de 2009

EM AGOSTO,QUANDO O PÃO DEU UMA GREVE GERAL!


Em Agosto de 1922 é abolido o tipo único de pão passando-se ao regime de dois tipos:o de primeira e o de segunda.A vida estava difícil para os trabalhadores!

3 de Agosto- A União Sindical Operária exorta o operariado de Lisboa a opor-se a que entre em vigor o novo regime de dois tipos de pão.

4 de Agosto-O Governo inicia perseguições contra os que protestam contra o novo regime do pão-A CGT ocupa-se desta questão do pão, generalizando o protesto contra o novo regime a todo o País.

7 de Agosto-É proclamada a greve geral em Lisboa em prol do tipo único de pão a 60 centavos(o de 2ª custava 80).É assassinado na Rua Luz Soriano por agentes da polícia entre os quais se encontravam Zeferino da Silva e o célebre «malhado», o operário gráfico Guilherme Lima cujo enterro é feito em segredo pelas autoridades.

8 e 9 de Agosto-A polícia invade o Sindicato Único Metalúrgico, encerra a CGT e a USO efectua buscas domiciliárias e prisões de militantes, rebentam vários petardos.O jornal a Batalha é impedido de circular e são suspensas a s garantias.

10 de Agosto-Tendo o Governo tomado o compromisso de no prazo de oito dias estabelecer um tipo único de pão para todo o País ao preço máximo de 80 centavos é suspensa a greve geral nacional que foi um formidável movimento.

Sem comentários: