terça-feira, 25 de agosto de 2009

MAIS DE 15.000 EM LAY-OFF!


O Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social divulgou ontem que, desde o início do ano, mais de 15 mil trabalhadores estão ou estiveram com o contrato de trabalho suspenso temporariamente.

De acordo com dados oficiais do Ministério de Vieira da Silva, entre Janeiro e 21 de Agosto foram abrangidos pelo regime de layoff um total de 15.063 trabalhadores, que custaram à Segurança Social 1,9 milhões de euros. Recorde-se que durante a suspensão temporária do contrato, o trabalhador tem direito a auferir mensalmente um montante mínimo igual a dois terços da sua retribuição normal ilíquida ou o correspondente ao Salário Mínimo Nacional, consoante o que for mais elevado.

Os números anteriormente divulgados pela tutela indicavam que no final de Abril estavam envolvidos em processos de layoff 10.500 trabalhadores. Ou seja, em Junho, o número de trabalhadores com contrato suspenso foi de 6.802, em julho de 6.667 e em Agosto mais 4.998.

"Desde Junho que se nota um decréscimo no recurso de layoff, em parte porque muitas das empresas terminaram o período de seis meses permitido por lei, e também porque muitas empresas entraram em período de férias", referiu Arménio Carlos, da comissão executiva da CGTP, que pede uma maior fiscalização da Autoridade para as Condições do Trabalho.A indústria metalúrgica é a que mais tem recorrido à suspensão temporária de contratos.

Sem comentários: