No próximo mês de Setembro teremos um novo(velho?) Governo em Portugal!Que podem esperar os portugueses, em especial, os trabalhadores portugueses?Salários congelados, em particular os funcionários públicos,mais sacrifícios e impostos indirectos ou directos para combater o deficit e dívida pública que, dizem, está a crescer de forma preocupante! Será que, entretanto, se fala verdade ao povo português?Qual é o verdadeiro estado do País?
A classe dirigente dos principais partidos já tem as receitas todas!Os economistas dizem mais ou menos o mesmo...o que interessa agora é conquistar o poder!Nem à esquerda nem á direita se pensa em outra coisa que não seja ganhar as eleições.Ganhar para manter o poder económico e político de uma clique do Estado e uma burguesia que vivem de forma imoral perante as desigualdades e a pobreza de muitos, uma saúde pública cada vez mais pobre para os pobres, uma escola pública manietada e em guerra permanente, uma justiça que é a face mais visível da injustiça!
Entretanto, os trabalhadores e as suas organizações sindicais, sempre bem comportadas esperam que as eleições se cumpram no dia e na hora marcada...para voltarem à "luta" inútil e desgastante ou para festejarem mais um acordo na concertação social que não passa de um acordo de compadres!
Assim a democracia não vai a lado nenhum, ou pior, pode ir a algum lado que de todo não desejamos!
Já no tempo da primeira república os democratas se serviram dos trabalhadores para consolidarem o regime.Depois bateram nos trabalhadores e dispensaram-nos!Será que a democracia pode dispensar as organizações de trabalhadores?Será que estas estão a cumprir o seu papel?
Sem comentários:
Enviar um comentário