quarta-feira, 2 de julho de 2008

A EUROPA E OS IMIGRANTES.QUE TRISTEZA!


O Parlamento Europeu aprovou no passado dia 1 de Julho uma Directiva que na linguagem dos burocratas da UE visa “ promover o regresso voluntário de imigrantes ilegais e estabelecer normas mínimas no que diz respeito ao período de detenção e á interdição de entrada na UE..”
Uma vergonha! Porque esta Directiva intitulada de retorno visa efectivamente expulsar e eventualmente prender os imigrantes, inclusive crianças, que , arriscando por vezes a vida, tentaram um trabalho e uma vida melhor na União Europeia. Prisão que pode chegar aos 18 meses e, depois de expulso, um imigrante apenas pode entrar na Europa passados cinco anos!
Como é possível que o Parlamento Europeu, o órgão mais democrático da Europa possa aceitar uma coisa destas?
A Europa dos direitos humanos, a Europa democrática tem medo de quê? Como pode tratar estas pessoas como criminosas quando o único “crime” é fugirem da fome e da miséria e procurarem um trabalho?
Claro que é necessário controlar a imigração ilegal e combater os “negreiros” que ganham fortunas com a imigração clandestina! Mas os que nem um papel têm, os mais desgraçados e humilhados devem ser tratados como seres humanos!
Por outro lado, é necessário investir mais nos países pobres e que mais imigrantes geram. Mais cooperação!!
Apesar de tudo a nossa legislação (Lei 23/2007) é mais humana! Os estados membros podem aplicar medidas mais suaves que as estipuladas na Directiva referida! Todavia, com esta directiva agora aprovada qualquer governo mais conservador pode perfeitamente fazer regredir a situação! Alerta pois!

Sem comentários: