segunda-feira, 21 de abril de 2014

ACT FAZ BALANÇO DO ANO 2013!

A ACT divulgou hoje o Relatório de Atividades de 2013.Do comunicado daquela entidade inspetiva salientamos: «O documento (Relatório) analisa os vários aspetos da atividade desta Autoridade, sendo de salientar o apuramento de mais de 36 milhões de euros de créditos salariais a trabalhadores, bem como mais de 6 de euros milhões à Segurança Social. 
Em 2013 a ACT priorizou claramente a sua ação no combate à sinistralidade grave e mortal e no acompanhamento de situações de crise empresarial, não esquecendo também o trabalho não declarado ou irregular, a utilização indevida de contratos de prestação de serviços (falsos recibos verdes), os transportes rodoviários, entre outros objetivos.
 Nos acidentes de trabalho mortais objeto de inquérito pela ACT - num total de 141 -, a indústria transformadora, a construção e a agricultura ocuparam os primeiros lugares no conjunto dos setores de atividade económica.
No âmbito da informação e sensibilização de trabalhadores, empregadores e cidadãos em geral foram realizadas quase 1.200 ações envolvendo mais de 100 mil participantes. Pelo serviço informativo foram tratadas mais de 500 mil matérias, das quais 71,2% referentes a questões laborais e 14,1% relacionadas com situações de crise empresarial.
Finalmente, e no domínio da certificação, regulação, auditoria e apoio financeiro a projetos de Promoção da Segurança e Saúde no Trabalho o Relatório agora publicado informa que foram deferidas 153 autorizações de Serviços de Segurança e Saúde no Trabalho (SST), realizadas 62 auditorias de serviços de segurança no trabalho (ST), aprovados 105 processos de regulação da atividade formativa em SST e 2.334 processos de certificação de técnicos de ST e SST.
 No período em análise a ACT apoiou financeiramente 52 projetos de promoção da SST no domínio da informação e divulgação, formação profissional, estudos e investigação aplicada.O documento está acessível no site da ACT-www.act.gov.pt

Sem comentários: