Os riscos das poeiras do amianto são de quando em quando falados no nosso País!Na comunicação social apenas, porque de resto pouco se fala e, mais importante, não se trata do problema de forma séria!Estamos a falar de assuntos muito pertinentes para a saúde dos trabalhadores e outros cidadãos que estejam expostos a eventuais poeiras mortais a longo prazo!
Amianto está no telhado de 600 mil edifícios.Há em Portugal cerca de 600 mil edifícios com coberturas de telhas de fibra de cimento, material que contém na sua composição entre dez a 15 por cento de amianto, um mineral cancerígeno totalmente proibido desde o ano passado, divulgou em tempos Maria do Carmo Proença, do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.
Em Abril de 2003 foi publicada a Resolução da Assembleia da República nº24/2003 que recomendava ao governo um conjunto de inciativas, nomeadamente á inventariação no prazo de um ano de todos os edifícios públicos que contenham na sua construção amianto.Até agora não se conhece qualquer inventário sobre esta matéria!
Para apoiar a prevenção da expsoição ao amianto salientamos hoje um guia prático publicado em tempos pelo Comité dos Inspetores do trabalho europeus e que a ACT colocou acessível no seu site.VER
Sem comentários:
Enviar um comentário