sexta-feira, 9 de março de 2012

REFORMA LABORAL EM ESPANHA: a mesma estratégia!

Dizia-se em tempos que a Europa era uma anã política e um gigante económico!Hoje talvez já não seja verdade.Para salvar os anéis (o capital,investidores e agiotas) compromete seriamente os dedos-a massa trabalhadora qualificada- a verdadeira riqueza económica da Europa.

A reforma laboral hoje aprovada em Espanha, sem consulta séria aos sindicatos,é muito semelhante á que foi aprovada em Portugal e certamente á que está para ser aprovada em Itália!Abertura aos depedimentos,medida cinicamente apontada para combater o desemprego,com diminuição das compensações e de todo um conjunto de medidas para diminuir os custos das empresas e os rendimentos dos trabalhadores!As centrais sindicais da vizinha Espanha apontam para uma greve geral a 29 deste mês!

Não podemos ser ingénuos.Uma mão mestra, ou de mestre, está por detrás destas medidas.Uma mão que gizou uma estratégia de destruição do modelo de relações laborais, pilar da Europa Social!Uma mão que passa por Bruxelas, pela OCDE,pelas grandes multinacionais, enfim, pelos investidores e banqueiros!Os mesmos que estão a transformar a Europa numa anã económica.Uma mão que aproveitou magistralmente a crise da dívida soberana para alcançar um objetivo que levaria anos a conseguir!

O que espanta é a impotencia com que uma larga parte das sociedades europeias assiste a esta situação.É certo que o desemprego é um poderoso inibidor social.É certo que o medo  é talvez um dos sentimentos mais espalhados nas empresas europeias....precisamente o medo de perder o emprego!

No  entanto, ainda temos sindicatos e outras organizações sociais de defesa.Não podemos esperar que a tempestade não nos atinja.Individualmente poucos se safam...em conjunto será muito melhor.
O movimento sindical europeu tem que amadurecer e agir!Uma greve geral nacional, país a país não chega!São necessárias ações europeias que apontem ao coração da economia!´Há que voltar ao respeitinho!

Sem comentários: