segunda-feira, 5 de março de 2012

TRABALHO E SAÙDE NOS EDUCADORES DO ENSINO BÁSICO!

Análise Coletiva do Trabalho foi um método utilizado para avaliar as condições de trabalho  dos professores do ensino básico do Brasil!
Um trabalho muito interessante e que pode ser inspirador de ações semelhantes.Ver

«A partir destas constatações, podemos esboçar um quadro sobre as situações que mais causam sofrimento no trabalho de professor: ver-se constrangido (por meio de avaliações ou ameaças explícitas ou veladas) a fazer o que não acha correto; não conseguir fazer o que acha correto (por falta de infra estrutura das escolas, falta de instrumentos pedagógicos, falta de tempo, falta de formação, falta de apoio), ser confrontado com situações com as quais não sabe lidar (violência, extrema pobreza), ser considerado culpado pelas mazelas da educação, sentir-se isolado nos seus problemas,sem apoio de instâncias colegiadas, não ver seu esforço nem seu trabalho reconhecidos, sentir que seu trabalho tem sido desvalorizado, social e financeiramente.
 
Em relação às fontes de prazer, destacamos o contato e a relação com crianças e jovens,descritos pelos professores como revigorantes ou prazerosos; o acompanhamento do progresso dos alunos, que os faz se sentirem úteis e dão um sentido ao seu trabalho; ser lembrados pelos alunos, provavelmente porque, como diz um professor, eu os marquei, fiz alguma coisa de bom; conseguir fazer o que acham certo; ter seu trabalho reconhecido, não só pelo pares e hierarquia mas, sobretudo, pelos próprios alunos, como nos contou, com orgulho, uma professora de uma escola rural: eu tenho caixas de bilhetes de agradecimento de alunos. E finalmente, sentirem-se amparados e poderem compartilhar as suas dificuldades.»
 
(Relações entre o Trabalho e a Saúde de Professores na Educação Básica no Brasil ,com 58 páginas)

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