sábado, 1 de janeiro de 2011

VOTO MANUEL ALEGRE PARA PRESIDENTE!


Hoje a Dilma tomou posse como Presidente do Brasil!A primeira Presidenta do Brasil.A esquerda brasileira conseguiu , num contexto extremamente difícil,delinear um projecto político de poder. Um projecto de poder que,não superando o capitalismo,deu mais poder aos trabalhadores e mais comida a quem não a tinha!Não apenas mais comida,mas também mais dignidade!

Em Portugal teremos em breve também eleições para um Presidente da República.Apesar do pouco entusiasmo reinante o grande embate é sem dúvida Manuel Alegre-Cavaco Silva.A grande diferença entre eles para alem da história pessoal de cada um é, de facto, a concepção de Estado e o papel dos trabalhadores nas sociedades democráticas!

Cavaco quando fala em Estado social vê o Estado assistêncialista das misericórdias, o amparo dos pobrezinhos, para que os ricos vivam de consciência tranquila.Para ele os actores essenciais na economia são os empresários!Os trabalhadores não são actores, são factores de produção!

Para Alegre o Estado é o Estado de ética republicana e social democrata, da escola pública e serviço nacional de saúde gratuitos e com cidadãos participantes na vida política, onde os trabalhadores são parceiros imprescindíveis da vida económica social e política!

Poderemos, claro está, dizer que o actual capitalismo já não está disponível para alinhar neste projecto.Então mais uma razão para a esquerda ultrapassar a caça ao voto e pensar numa estratégia de poder conjunto que dê esperança ao povo de esquerda e no qual a eleição de Alegre seria uma peça fundamental!

Continuar, após guerra fria, numa política fratricida e clubista é votar à não esperança as lutas dos trabalhadores portugueses e europeus!

A vitória de Alegre é essencial para a esquerda.Todavia, não basta pôr Alegre na Presidencia.O poder apenas tem sentido quanndo é um meio e não um fim!Por isso eu voto Manuel Alegre!

Sem comentários: