domingo, 30 de janeiro de 2011

OS TRABALHADORES CATÓLICOS EM PORTUGAL

Decorreu hoje, em Lisboa, a abertura das comemorações dos 75 anos da criação dos movimentos operários católicos em Portugal concretamente da Liga Operária Católica.Para além de uma conferencia proferida pelo socialista e Presidente do Tribunal de Contas Guilherme Oliveira Martins sobre Abel Varzim ,o sacerdote católico que criou aquela organização,tiveram lugar dois painéis sobre a longa história deste movimento de trabalhadores.

História que tem recentemente sido mais investigada pelos historiadores e outros cientistas sociais.Nas mesas estiveram alguns actores que fizeram a história deste movimento de trabalhadores católicos como Fernando Abreu antigo dirigente nacional e hoje Presidente da BASE-FUT, Natividade Cardoso também ex-dirigente nacional da LOC e o Padre Jardim Gonçalves que foi Assistente Nacional daquele Movimento e hoje é director de imprensa do Cardeal Patriarca de Lisboa, bem como Emídio Martins, também ex-dirigente nacional e que foi igualmente dirigente nacional da CGTP e José Maria Costa, igualmente Presidente da LOC Nacional e hoje um activo militante social numa das maiores IPSS do norte de Portugal!

Todos eles foram decisivos e viveram tempos verdadeiramente históricos em particular a ditadura ,a Revolução de Abril e a democracia.Transformaram os movimentos de carácter espiritualista em movimentos de trabalhadores e ao serviço destes ,sem abdicarem da sua fé!Descobriram que muito poderiam aprender com os outros trabalhadores, mesmo com os que nada tinham a ver com a fé católica.

O sindicalismo católico enquanto tal nunca vingou em Portugal , primeiro porque a ditadura não deixou e depois, já com a democracia, porque os principais autores entenderam, e bem ,que os trabalhadores cristãos deveriam estar onde estão os outros trabalhadores.

É asssim que os militantes sindicais católicos já na ditadura e depois de Abril estiveram na Intersindical e depois na CGTP e, mais tarde, alguns passaram a estar na UGT por opção ou porque os seus sindicatos optaram e criaram esta última como foi o caso dos bancários e seguros.
De todos os modos foram os movimentos JOC, LOC e mais tarde, depois de Abril, também a BASE-FUT que animaram e formaram a maioria destes militantes .

A Liga Operária Católica/Movimento de Trabalhadores Cristãos vai continuar o seu destino com novos desafios como dizia a sua actual Presidente Fátima Almeida, uma activa militante do norte de Portugal e que há alguns anos deixou a sua fábrica para trabalhar a tempo inteiro nesta Organização.E os novos desafios são, nas palavras desta mulher de fortes convicções, humanizar o trabalho e combater as injustiças! Mais informação

Sem comentários: