sexta-feira, 17 de outubro de 2008

TRIBUNA CÍVICA!



Tribuna Cívica
As consequências da exploração de urânio em Portugal
Cine-Teatro de Nisa, 19 de Outubro de 2008


A Comissão de ex-Trabalhadores da ENU — com o apoio da ADN (Associação Desenvolvimento de Nisa), a AZU (Associação “Urânio em Zonas Uraníferas), o CES (Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra), o MUNN (Movimento Urânio em Nisa Não), a Nisa.com (Associação Comercial de Nisa), a Quercus (Assoc. Nac. de Conservação da Natureza) e a Terra (Associação para o Desenv. Rural de Nisa) — vai realizar no dia 19 de Outubro de 2008, entre as 9.30h e as 13.00h, uma Tribuna Cívica subordinada à problemática da exploração de urânio em Portugal.

O objectivo da Tribuna Cívica é o de, primeiro, dar a conhecer os impactos da exploração de urânio em Portugal a partir da exposição do caso das Minas da Urgeiriça e, segundo, sensibilizar a população e os governantes para os problemas que enfrentam ainda os ex-trabalhadores da ENU.
A partir dos dados recolhidos ao longo dos últimos anos sobre os graves impactos para a saúde, resultantes da exploração de urânio, os ex-trabalhadores irão apresentar um libelo de acusação dirigido às entidades públicas que estiveram associadas à exploração da Urgeiriça.

Nesta iniciativa participarão especialistas – José Manuel Mendes, director do Observatório do Risco (OSIRIS) do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Eurico Figueiredo, Professor catedrático de Psiquiatria aposentado, e Carlos Costa, do Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente –, representantes dos partidos políticos com assento parlamentar e da CGTP.



__________________________________________________________________________

Sem comentários: