segunda-feira, 14 de agosto de 2017

AS CARAS DAS MULTINACIONAIS!

As grandes empresas multinacionais têm diferentes caras ou estratégias tendo em conta o país ou continente onde estão implantadas.Na Europa estas empresas têm claramente duas caras: uma se existem organizações de trabalhadores atuantes e outra se não existem as ditas organizações.No caso de existirem organizações de trabalhadores privilegiam claramente as comissões de trabalhadores ou organizações equivalentes e até estimulam em alguns casos os comités de empresa europeus.A negociação a fazer, em geral um acordo de empresa, é com representantes dos trabalhadores da própria empresa que no fundo também dependem da mesma e aí ganham o seu salário.Os negociadores da administração estão sempre em vantagem.
Não existindo organizações de trabalhadores a política laboral é quase a «la carte» pois a direção de recursos humanos aplica a lei geral do trabalho com leituras por vezes distorcidas dos seus juristas bem pagos.Nestes casos quase nunca existem reclamações, nomeadamente em casos de despedimentos arbitrários.Os aumentos salariais ou não existem ou substituem-se por prémios instituídos por regulamentos que ninguém contestou a seu tempo.Temos empresas multinacionais que não fazem aumentos há nove e mais anos!Aproveitaram a dita crise,a troika e a falta de organizações de trabalhadores para arrecadarem lucros, fazerem  concentração de meios e subcontratação com a concomitante redução de pessoal!Os bons gestores foram e são aqueles que melhores planos de redução de pessoal apresentaram ou de substituição de pessoal mais velho, em geral mais caro e permanente por pessoal mais novo, mais precário e mais barato!!
Fora da Europa as empresas multinacionais têm em geral apenas uma cara.Impedir, por vezes de forma violenta, que a organização sindical nasça nas suas empresas.Ter trabalhadores baratos é um dos grandes objetivos da deslocazlização.A organização sindical se for autónoma e reivindicativa vai necessariamente encarecer o trabalho e dar força a quem trabalha.
Claro que existem multinacioanais com uma cara um pouco diferente que é o caso das empresas de origem alemã.Estas, em geral, procuram a estratégia da integração no sistema das organizações de trabalhadores através de mecanismos mais ou menos perfeitos de cogestão.São elas que ditam as regras do jogo e cedem aquilo e o quanto entenderem...As organizações de trabalhadores ora vão ao jogo ora não vão.Também devem ter a sua estratégia, claro!
Todas estas empresas, porém, gastam rios de dinheiro na imagem ,ou seja, em lavarem a cara!Sabem de sobra que os consumidores/produtores têm uma grande força.

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