segunda-feira, 8 de junho de 2015

FUTEBOL E CULTURA DEMOCRÁTICA!

Os recentes acontecimentos ocorridos no futebol português, concretamente a ida do treinador Jorge Jesus para o Sporting Clube de Portugal e o despedimento do treinador deste clube, Marco Silva, deram origem a um conjunto de comportamentos e discursos que mostram bem como vai este País e como a cultura democrática, passados 40 anos, está em retrocesso! Mais grave, mostram que a tal cultura autoritária e fascista está a ganhar terreno nomeadamente no futebol!
Entre os comportamentos e discursos execráveis está desde logo a «liquidação» do Jorge Jesus no Benfica, ao ser retirado da foto comemorativa do 34º campeonato! Esta questão foi, aliás, muito comentada na imprensa! É uma atitude claramente totalitária, que mostra uma pulsão de morte do considerado «traidor»! Este gesto é revelador de uma cultura perigosa, sectária e anti democrática! O próprio discurso nas redes sociais sobre Jorge Jesus foi ignóbil!
Por outro lado, a forma como o Presidente do Sporting tratou Marco Silva, treinador que acabava de lhe dar uma Taça de Portugal, é igualmente miserável, por falta de civismo e de relacionamento democrático! Revelou autoritarismo, vontade de confronto e de humilhação do outro!
Esta gente, que tanto demonizou o Presidente Pinto da Costa, apresentando-se como anjinhos, são afinal uns pequenos demos, revelando práticas que diziam ser apanágio do F.C.Porto!

Mas, a gravidade destes gestos e discursos está em que estes clubes têm milhares de sócios por todo o mundo! Eles bebem esta cultura autoritária, de confronto e até de humilhação e liquidação do outro! Isto é fogo e alfobre de fascismo!

Sem comentários: