A
sociedade portuguesa, e em particular o bloco de direita que este governo
PSD/CDS representa, ao permitir que jovens trabalhadores se mantenham com
sucessivos contratos a prazo, a falsos recibos verdes, como bolseiros e como
CEI,s (contratos de inserção) cai numa absoluta malfeitoria social, económica e
política!
Só um empresariado mesquinho, de lucro imediato e caceteiro joga em
relações laborais deste tipo! Só um capitalismo predador gerido por empresários
e políticos oportunistas sustenta e aposta em relações laborais que consideram
as pessoas descartáveis e objetos de mera exploração da «força de trabalho»
O sinal
mais evidente deste cenário e desta aposta é sem dúvida a instalação em vários
pontos do país dos call centers, a nova indústria portuguesa, onde milhares de
jovens precários procuram ganhar a sobrevivência. Aí se submetem á tortura do
trabalho por 500 ou 600 euros enquanto não encontram uma solução melhor, tantas
vezes igualmente precária! Grandes empresas abrem call centers mas servem-se de
empresas de trabalho temporário para recrutarem a rapaziada a explorar!
Rapaziada que, por vezes, nem consegue perceber quem é o seu verdadeiro patrão!
Condições ambientais e de segurança e saúde no trabalho deploráveis, nomeadamente
quanto á qualidade do ar, higiene geral, carga física e mental, mau equipamento
de trabalho!
Aliás, o
sindicato dos trabalhadores dos Call Centers dinamizou recentemente uma petição para que a
profissão venha a ser uma profissão de desgaste! Há fundamento real para esta
petição! Ainda não sabemos quais vão ser as verdadeiras consequências deste
novo trabalho que expõe o trabalhador a altos níveis de stresse e violência
física e psíquica! É uma questão talvez semelhante á do amianto. Só passados
muitos anos se verificou que algumas das suas poeiras são mortais! Existe,
porém, um princípio fundamental de prevenção dos riscos que é a precaução!
Seria
importante que a inspeção do trabalho (ACT) agarrasse esta questão nos próximos
tempos! Seria necessário que efetuasse uma inspeção nacional e simultânea em
vários locais do mesmo setor ou empresa para mostrar que isto não é a selva! Os
sindicatos deveriam pedir essa inspeção á ACT! Existe algum impedimento a esta
ação? Creio que nenhuma! Pelo contrário, ultimamente os call centers têm vindo
a público pelas piores razões e tudo indica que se tornem um setor industrial
em crescimento.
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