terça-feira, 11 de novembro de 2014

MOVIMENTOS POPULARES NO VATICANO!

Promovido pela Comissão Pontifícia Justiça e Paz em colaboração com a Academia Pontifícia das Ciências Sociais e dirigentes de vários Movimentos Populares de todo o Mundo, teve lugar, em Roma, no final do passado mês de Outubro (27- 29), um Encontro Mundial de Movimentos Populares, o que, só por si, é um evento que merece a devida ponderação, tanto pela sociedade civil como por parte das comunidades eclesiais. 
O discurso do Papa Francisco na altura é sem dúvida um discurso histórico! Pela primeira vez vejo um Papa falar não de um púlpito como uma autoridade mas como um homem com as mesmas causas dos participantes. Quais causas? A causa da justiça, da organização popular para combater a injustiça, a falta de teto, de trabalho e terra! O Papa falou a mesma linguagem e deu esperança à centena de militantes presente que representavam mais de 100 movimentos populares! As conclusões deste Encontro inédito e o discurso do Papa estão a criar muita urticária nos conservadores e na direita católica e no mundo dos negócios! Como dizia recentemente Frei Bento Domingues parece que este Papa é incorrigível!
Este discurso do Papa vai ser metido na gaveta e não serão muitas as igrejas locais europeias a dar visibilidade a um tal discurso. É um texto que incomoda os acomodados, os defensores do assistencialismo, os mentores do negócio das obras dos pobres!
Secretamente há muito católico a dizer que este Papa é comunista, progressista, pois tem uma linguagem que lhes lembra o PREC, o 25 de abril, a democracia em Espanha, a evolução no Brasil, os sindicatos, os movimentos de camponeses que querem terra, os que querem uma casa digna e precisam de algum rendimento mínimo ou um aumento da pensão de miséria!
A burguesia católica, instalada nas catedrais e capelas limpas e cheirosas ,de missa ao Domingo, está a ficar confusa com este Papa que vivia nos subúrbios das cidades argentinas e rezava missa para os ciganos, párias e mendigos…. Por isso mesmo é necessário divulgar este discurso porque é um discurso de humanidade, de esperança e de combate ao império do dinheiro que está a substituir os valores da fraternidade da humanidade, da esperança!
UM ACONTECIMENTO SEM PRECEDENTES disseram alguns lideres dos Movimentos presentes!VER

Sem comentários: