quarta-feira, 19 de novembro de 2014

INTOXICAÇÕES EM CALL CENTER...um negócio tóxico!

O que aconteceu no call center da PT em Beja, intoxicação de dezenas de funcionários, é mais uma demonstração das condições de trabalho suportadas pelos trabalhadores destas «fábricas do seculo XXI».
 Se foi chamada uma empresa do exterior para fazer a desinfeção de um parasita que existiria no local de trabalho onde estava o serviço de segurança e saúde do trabalho da empresa? Quem chamou a empresa para efetuar um trabalho sem competência como estamos a ver pelos resultados? Tudo indica que aqueles trabalhadores não estão abrangidos pela vigilância obrigatória da sua saúde e segurança. Tudo indica que aqueles trabalhadores não têm um estatuto igual aos outros trabalhadores. Em geral são contratados a prazo ou por empresas de trabalho temporário e ganham salários muito baixos. São mão- de -obra barata e qualificada.
Daí que os homens do negócio digam que Portugal tem excelentes condições de rentabilidade neste domínio! É necessário e urgente fazer uma avaliação de riscos sem batota para determinar as causas da intoxicação e, em consequência, tomar as medidas adequadas de segurança e saúde dos trabalhadores que, aliás, estão previstas na legislação. Será que a inspeção do trabalho vai retirar as devidas conclusões e responsabilidades patronais no acidente?

Sem comentários: