O Comité dos Altos Responsáveis da Inspeção do Trabalho (SLIC em inglês) vai realizar, em 2012, uma campanha de inspeção sobre riscos psicossociais. A coordenação europeia será da Suécia e, em Portugal será a Autoridade para as Condições do Trabalho a dinamizar esta iniciativa.
A Campanha visa dar qualidade á avaliação do risco psicossocial dando prioridade aos setores da saúde, hotéis , restaurantes e transportes.
«Nas últimas décadas mudanças na nossa forma de trabalhar resultaram num aumento da quantidade de problemas psicossociais nos locais de trabalho europeus.
O excesso de trabalho, o trabalho monótono, as expectativas difusas no desempenho do trabalho e o risco de violência são exemplos de riscos psicossociais que resultam com consequências para a organização e para o indivíduo.»
A campanha já tem um conjunto de documentos para uso dos Inspectores do trabalho de toda a europa nas diferentes línguas, ( tradução pouco cuidada) constituindo, assim, instrumentos que poderão ajudar no apoio a uma verdadeira avaliação do risco psicossocial que a maioria das empresas não faz!
Embora pertinente, a campanha terá que ser muito bem «agarrada», não apenas pelas inspeções nacionais, mas também pelos parceiros sociais. Caso contrário é mais um «fait divers» que apenas distrairá a inspeção do trabalho dos seus objetivos num momento tão difícil e que exige prioridades bem claras! Voltaremos ao assunto! Ver documentos
Sem comentários:
Enviar um comentário