quarta-feira, 25 de maio de 2011

IMPASSE EUROPEU VERSUS IMPASSE SINDICAL!


Na passada semana teve lugar em Atenas o Congresso da Confederação Europeia de Sindicatos (CES).Dos documentos emergentes do Congresso não existe novidade de maior!As mesmas críticas moles á governação europeia e aos planos de austeridade, a mesma retórica impotente, a mesma incapacidade estratégica de definir em conjunto uma proposta de luta para além dos nacionalismos!A única novidade foi a eleição de uma mulher para secretária geral!

Não querem ver ou acreditam mesmo que esta União Europeia vai a algum lado da maneira como está a gerir o problema grego?Está à vista o que pode dar a situação na Grécia e talvez depois em Portugal e por aí fora!
Os sindicatos europeus deveriam ser os primeiros a definirem claramente uma estratégia de solidariedade efectiva com os países alvos da jogadas dos mercados financeiros.Romperem, se necessário com o diálogo social até que seja delineado um plano de grande envergadura para salvar os países em dificuldades!
Não com medidas de austeridade acumuladas que levam ao desastre, mas com medidas de investimento na economia, no emprego produtivo, no saneamento das dívidas a taxas de juro que são agiotagem do capital!
Para que serve este diálogo social em que se deixam definhar as economias dos países da moeda única, aumentar o desemprego de forma fria e hipócrita, dar uma imagem da Europa de nau sem piloto?
É sabido que a maioria dos sindicatos europeus habituaram-se a viver acima das suas possibilidades!Os cofres da UE foram em tempos generosos!Cresceram os funcionários sindicais,assinaram-se pactos indevidos!Houve demasiados compromissos!E agora?Há que reestruturar!Há que renovar!Há que defender os interesses dos trabalhadores doa a quem doer!Caso contrário cava-se a própria sepultura após a crise....em alguns casos a cova já esta a ser aberta há algum tempo!

Sem comentários: