sábado, 12 de março de 2011

O 12 de MARÇO É UM MARCO POLÍTICO!

As manifestações hoje havidas sob lema de «Geração à Rasca» são um marco político em Portugal!Ao todo cerca de meio milhão de pessoas, a maioria jovens precários, manifestaram-se esta tarde em onze cidades congregados por um grupo através do Facebook.

Até hoje apenas a CGTP, uma central sindical, teve capacidade para mobilizar centenas de milhares de trabalhadores!Mais nenhuma organização o pôde fazer até hoje!
O desejo dos manifestantes é claro, querem mudanças, em especial no seu estatuto de precariedade do trabalho.
Todavia, no horizonte próximo, não há ninguém que lhe possa satisfazer esta reivindicação no quadro da economia capitalista!Não será este governo, nem um um governo do PSD, nem um eventual governo de esquerda no actual quadro europeu.

Assim ,a luta contra a precariedade é a luta pela superação deste sistema económico que vive hoje do desemprego e da precariedade!Hoje o capitalismo europeu sobrevive e é competitivo gerando desemprego e trabalho flexível e escravo!A situação piora nos países periféricos como nosso.

Este é o drama que está no centro da situação política actual e que condena estas novas gerações ao desemprego e á precariedade e, ao fim e ao cabo, ao empobrecimento progressivo de todas as gerações!

O caminho, assim, é lutar, agir, mesmo sem saber como vai ser o dia da amanhã!Lutar cada vez mais convergentes em gerações, em organizações em países e povos!

Sem comentários: