quarta-feira, 30 de março de 2011

O PESSOAL DO AUTOCARRO DAS SETE!


Entro no autocarro das sete que me vai levar à estação do comboio para a capital!Na paragem apanhei um frio gelado.Já dentro do veículo os meus óculos ficam embaciados e quase não vejo nada com as luzes amarelas que dão uma cor pálida a toda a gente, mesmo aos que são pretos!

Por todo o lado sinto um cheiro acre de gente que se levantou há pouco tempo e ainda dorme!Lá fora o dia está a nascer e não traz boa cara!O motorista abre as portas nas paragens sem quase olhar para os novos passageiros.Apenas para o passe e apressa-se a fechar o autocarro com medo do frio.Apenas se ouve o zumbido do motor já gasto!Foi comprado em terceira mão a uma empresa sueca!

É o autocarro das sete da manhã e que leva gente de todas as idades e de vários continentes:africanos, brasileiros paquistaneses.A maioria vai trabalhar para a construção e limpezas.Quando os outros , os colarinhos brancos , chegarem aos seus escritórios já muita desta gente acabou a primeira etapa do seu trabalho fatigante.
Este não é o meu horário normal.Todavia, gosto de vez em quando de apanhar o autocarro das sete.É outro mundo, outra gente.Corpos castigados pelo trabalho árduo, pela imigração, por habitações pouco confortáveis....algumas nem água têm e usam imaginosos artifícios para conseguirem iluminar as suas casas!Alguns têm um ar solitário e triste...a família está longe!Os corpos estão em Portugal mas os afectos e o espirito voam para outros lugares...

Os que vão mais tarde , pelas nove e dez horas e de automóvel particular não sentem o autocarro das sete!Aliás a cabeça de quem viaja de automóvel ou de transporte público não é igual porque têm óculos diferentes!Alguns não imaginam como a forma de viajar para o trabalho condiciona a nossa cabeça.

Quando cheguei ao comboio foi a mesma sensação.Centenas de pessoas ocupavam os bancos e os corredores das carruagens numa massa humana que verdadeiramente ainda não tinha acordado.Uma música dormente embalava toda aquela gente irmanada.O destino desta multidão era a capital, uma multidão submissa, com ar de autómatos, em geral mal vestida!Que contraste com os horários das nove e dez horas!
É esta gente que, logo de manhã cedo ,põe o País a funcionar,as obras a ganharem vida,as luzes que se acendem nos escritórios, as fábricas e oficinas a mexer!!São o pessoal dos autocarros e comboios das sete!A minha homenagem!

Sem comentários: