terça-feira, 24 de agosto de 2010

MINEIROS CHILENOS-A armadilha da insegurança!


Trinta e três mineiros chilenos estão presos a 700 metros de profundidade e a 900 kilómetros de Santiago do Chile.Depois de duas semanas presos receberam ontem os primeiros alimentos e bebidas através de um tubo de 8 centímetros de diametro aberto por uma sonda.Por aqui os mineiros soterrados comunicaram que estavam todos bem num refúgio da mina.

Para evacuar os trabalhadores será necessário abrir um poço de 66 centímetros o que acontecerá apenas daqui a três meses.

Entretanto, o Governo de Chile e as autoridades choram lágrimas de crocodilo . De facto, para mais de 1000 locais mineiros as autoridades apenas tinham dois fiscais na região segundo relata o EL PAÍS.

A mina S. José tem um largo historial de acidentes de trabalho e recentemente após um acidente mortal, conseguiu abrir de forma pouco transparente.As autoridades tinham exigido á empresa San Esteban que abrisse uma saída de emergencia para casos como estes e a dita empresa fez ouvidos de mercador!

As condições de trabalho são deploráveis segundo os sindicatos da região.As empresas mineiras preferem pagar multas a investir na segurança!Onde é que já ouvi isto?

Sem comentários: