quarta-feira, 12 de março de 2008

A EMPRESA PARA ONDE TODOS QUEREM IR

As 30 Melhores Empresas para Trabalhar em Portugal já são conhecidas. De acordo com o Great Place to Work Institute, o primeiro lugar no ranking português pertence à Microsoft

O director geral da Microsoft, Nuno Duarte, recebeu o primeiro prémio de 2008 garantindo que "a distinção pode servir de bom exemplo para a sociedade de como um bom ambiente de trabalho origina uma excelente motivação na vida profissional". E acrescenta que "é fundamental ter atenção a cada pessoa individualmente, e se todas as empresas tiverem essa mentalidade, todas obterão bons resultados".

Os cinco primeiros prémios foram entregues por José Vieira da Silva, ministro do Trabalho e da Solidariedade Social, que felicitou "todas as empresas que, pelo facto de entrarem no processo de avaliação, deram um bom exemplo de responsabilidade social - é um sinal positivo assinalarmos as boas práticas nas empresas".

Este ano o Great Place to Work Institute reconheceu as empresas mais bem sucedidas na satisfação de um grupo em particular. Assim, a Cushman & Wakefield foi eleita a Melhor Empresa para Trabalhar para Mulheres; a Everis Portugal recebeu o prémio Melhor Empresa para Trabalhar para Jovens; e a Accenture é o melhor local de trabalho para Executivos. No âmbito do estudo do Melhor Call Center para Trabalhar 2008, o prémio foi para a Allianz.

O ministro José Vieira da Silva destacou os dois prémios especiais para as Mulheres e para Jovens "como vectores críticos que significam desafios maiores para a nossa sociedade. Ao identificarmos as empresas que melhor sabem valorizar os jovens e as mulheres estamos a preocuparmo-nos com alguns dos problemas de desigualdade social que afectam as sociedades actuais".

Além de que "a valorização dos Recursos Humanos, o investimento na formação e a conciliação entre a vida pessoal e profissional são questões decisivas para as sociedades".

Além do ranking geral, este ano as organizações vencedoras foram ainda apresentadas por sector e dimensão.

DESTACAR AS MELHORES PRÁTICAS

Com o estudo anual das Melhores Empresas para Trabalhar, o Great Place to Work Institute Portugal pretende obter respostas a questões como: quais as melhores empresas para trabalhar em Portugal; quais as que melhor sabem gerir e formar pessoas; quais são as campeãs em criar um ambiente de trabalho exemplar, onde as pessoas se sintam realizadas e parte da equipa. O objectivo é destacar as melhores práticas de gestão de pessoas e os melhores ambientes de trabalho existentes.

As empresas participantes nesta análise representam cerca de 26 mil colaboradores, sendo que a taxa total de respostas situou-se nos 73%. As que se qualificaram para o ranking das 30 melhores integram 11.547 funcionários em território nacional. Das 30 vencedoras, 13 são norte-americanas e 17 europeias, das quais nove são portuguesas. As empresas nacionais vencedoras são automaticamente candidatas à lista das 100 Melhores Empresas para Trabalhar na Europa, publicada pelo Financial Times.

De acordo com Sandrine Lage, CEO do Great Place to Work Institute Portugal, "a importância do estudo passa pela possibilidade de as organizações poderem fazer um auto-diagnóstico, mas também de se compararem às melhores do mercado, não apenas a nível nacional mas internacional. Para quem procura emprego, bem como para os talentos, é uma informação válida".

No caso dos empregadores "fomenta uma competitividade saudável, uma vez que é um facto que os melhores ambientes de trabalho andam de mãos dadas com a produtividade. Adicionalmente, para os consumidores, e mais um ponto positivo de peso na percepção destas organizações".

MAIOR ESTUDO A NÍVEL MUNDIAL

O Great Place to Work Institute é uma empresa de consultoria de research e gestão sedeada nos EUA. O instituto leva a cabo a pesquisa das melhores empresas para trabalhar em 31 países, o que torna o estudo de ambientes de trabalho o maior a nível mundial. Mais de 3.100 companhias no mundo participam anualmente no estudo. Portugal foi o primeiro país da Europa a publicar o ranking e há oito anos que o estudo é publicado no País.

Este ano foram convidadas mais de 2000 empresas e qualificaram-se mais de 200 para a lista final.

O Great Place to Work Institute é representado em Portugal pela Sperantia, que desde 2000 elabora o estudo das Melhores Empresas para Trabalhar.



Nota pessoal: É interessante o tom e conteúdo desta notícia do OJE sobre esta questão.Ambiente de trabalho e bem estar é um problema de produtividade e há um ranking de empresas....

Sem comentários: