terça-feira, 9 de junho de 2020

SINDICATOS SÃO A CHAVE NO COMBATE AO COVID 19

Estamos num momento chave no combate à pandemia do COVID 19.A Confederação Sindical

Internacional (1) diz que na retoma económica é altura de priorizar a segurança e saúde dos trabalhadores, mas a Comissão Europeia não inclui esta matéria nas suas prioridades (2).

 Recentemente o Secretário Geral da Confederação Europeia de Sindicatos(3) escreve afirmando que os sindicatos são a chave no combate ao corona nas empresas.A CGTP, entretanto, mostra-se preaocupada com os rendimentos dos trabalhadores e a precariedade no trabalho.

Pelo que se está passar na Região de Lisboa a pandemia afecta em particular os trabalhadores e regiões pobres, os bairros das perfierias onde vivem milhares de imigrantes e trabalhadores precários.Em alguns sectores económicos não estão a ser tomadas as necessárias medidas de proteção,nomeadamente em muitas empresas da construção , agricultura e distribuição.

Basta viajar em algumas áreas suburbanas da grande Lisboa para verificarmos que as medidas sanitárias não estão a ser cumpridas.Apenas se cumpre, em geral, a colocação da másara,mas não o distanciamento social.Os autocarros são poucos, as pessoas esperam por vezes uma hora ou mais e quando o transporte chega já está cheio.Trabalhadores e reformados pobres obrigados a deslocações para trabalho, compras ou para irem aos centros de saúde.

Não se pode negligenciar a saúde das pessoas

Mais uma vez se está a negligenciar a saúde das pessoas e a colocar a retoma económia, nomeadamente os interesses das empresas privadas de transporte em primeiro lugar.Grandes empresas que distribuem dividendos querem prolongar o layoff que prejudica o rendimento dos trabalhadores.E conseguiram.Outras pensam no teletrabalho como forma de produzir e explorar com menores custos.Os lucros e a economia acima das pessoas;os sindicatos ouvidos mas esquecidos nos locais de trabalho,diz o Secretário Geral dos Sindicatos Europeus.

O PEE, o Plano económico e social agora divulgado pelo governo ,é parco no que respeita ao apoio dos trabalhadores em layoff e trabalhadores desempregados.A perda de rendimentos foi grande para os trabalhadores em layoff e em teletrabalho.

Os sindicatos terão que se mobilizar de forma mais contundente para que a recuperação salarial e a segurança e a saúde dos trabalhadores sejam uma prioridade.Sem força sindical, sem organização dos trabalhadores nos locais de trabalho as empresas olham apenas para os seus interesses e objectivos materiais.

Ora, se existe tempo e local para o diálogo social é nesta matéria.A Comissão Europeia e os governos nacionais deveriam exigir de forma mais eficaz o cumprimento da legislação sobre a segurança e saúde no trabalho e a participação dos trabalhadores.As organizações de trabalhadores são efectivamente elemento chave neste combate pela vida humana.O nosso sindicato é uma barreira contra a pandemia.A hora é de apoiar o sindicato, não do abandonar!

 

1.CSI As normas de saúde e segurança são essenciais no regresso ao trabalho. https://www.ituc-csi.org/las-normas-de-salud-y-seguridad

2. CES-https://www.etuc.org/en/pressrelease/workplace-safety-not-commissions-top-40-priorities-despite-coronavirus

3.Luca Visentini: https://www.socialeurope.eu/trade-unions-are-key-to-a-safe-exit-from-the-pandemic?fbclid=IwAR2O-2dqiAwrMKmhCwyIzrrgjKOut7ar_OqNc1vq3dowvOYj45RpXrE9wos

 


Sem comentários: