terça-feira, 27 de junho de 2017

NOVOS CONTRIBUTOS PARA O SINDICALISMO PORTUGUÊS!



0 II º volume de «Contributos para a história do movimento operário e sindical -1977/1989» publicado pela
CGTP é uma obra que tem vários méritos e merece ser lida por todos os sindicalistas e outras pessoas interessadas na História do Portugal democrático.Alia o rigor à postura militante!
Começaria por afirmar que o seu primeiro e relevante mérito é que este volume, tal como o primeiro, é fruto de sindicalistas, sendo quase todos também atores do processo histórico.Os textos não foram encomendados mas elaborados por grupos de sindicalistas e objecto de participada leitura e debate.
São contributos históricos sobre uma década da maior central sindical portuguesa, suas lutas mais importantes, suas concepções e propostas sindicais e políticas. Contributos importantes e decisivos para a História do Movimento 0perário e Sindical português, as suas vitórias e derrotas, ingerências e divisões.
A obra tendo uma abordagem sindical, perfeitamente legítima, não deixa de ser bem documentada com vasta bibliografia e fontes diversas, onde avultam os documentos da CGTP, revelando um aturado trabalho de pesquisa facilitado pelo excelente e moderno centro de documentação desta Central sindical.
Com mais este volume de contributos históricos a CGTP não deixa por mãos alheias a escrita das suas memórias e assume escrever a sua história para ajudar os novos quadros a perceberem o passado para lutarem pelo futuro. 
Apesar do seu meio milhar de páginas esta obra não diz tudo sobre o que foi e fez o movimento sindical português numa década de tão importantes transformações sociais e políticas com destaque para os anos posteriores ao 25 de Abril, à integração de Portugal na CEE e a queda do muro de Berlim. Esta obra mostra-nos como foi importante e decisivo o contributo da luta dos trabalhadores portugueses para as mudanças ocorridas nosso país após a Revolução!

Sem comentários: