domingo, 15 de dezembro de 2013

ADEUS ESTRATÉGIA EUROPEIA DE SST!

A Comissão Europeia, em fim de mandato, decidiu não dar mais qualquer passo significativo no domínio da segurança e saúde dos trabalhadores. Os últimos comportamentos deste órgão comunitário indiciam que não haverá uma nova estratégia europeia para a segurança e saúde no trabalho contrariando assim os desejos expressos de outros órgãos como o Comité Consultivo, órgão tripartido, e o Parlamento Europeu, único órgão eleito pelos cidadãos da União Europeia. 

Temerosa e encostada apenas aos interesses das empresas a Comissão arranjou um expediente pretensamente democrático com uma vasta consulta pública através da internet que decorreu durante o passado verão! Os resultados desta consulta foram um fiasco monumental com apenas 500 respostas em que 70% exigiam uma nova estratégia europeia! Esta posição da Comissão coloca o investimento na promoção da segurança e saúde dos trabalhadores no ponto zero. Serão vários os países que vão esquecer esta questão, não elaborando estratégias nacionais, fundamentados na posição daquele órgão da União que termina o seu conturbado mandato como uma dos arautos da regressão social no espaço comunitário.
No fundo a verdadeira cara desta Comissão é a que integra a Troika que comanda os cortes salariais e de pensões e promove as revisões laborais que liquidam a contratação coletiva! A crise, contrariando os pareceres dos consultores da Comissão, exige investimento no domínio da segurança e saúde dos trabalhadores! Esta é a opinião dos peritos da OIT e as conclusões dos relatórios desta instituição internacional .
Temos uma população laboral envelhecida e uma população jovem precarizada. Alargam-se os horários de trabalho e intensifica-se a carga física e psíquica do trabalho. A competição global a que obriga esta fase do capitalismo exige medidas de proteção e promoção da saúde dos trabalhadores! A atual Comissão só vê de um olho! Não deixa saudades!
Entretanto, no nosso País o assunto nem abordado é pelas instituições que mais deveriam lutar por esta questão! 0 governo vai cortando nos orçamentos, é verdade.....mas não justifica tudo!! 0 silêncio dos acomodados e dos bem comportados?

Sem comentários: