sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

SEMINÁRIO SOBRE TRABALHO FORÇADO!


Biliões de dólares de lucros!

Mais de 12 milhões de trabalhadores/as forçados/as!

A Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) vai realizar em Lisboa, Hotel Fênix, nos próximos dias 2 e 3 de Fevereiro, um Seminário para inspectores do trabalho sobre trabalho forçado e tráfico de seres humanos com a presença de especialistas da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a participação do Comandante Geral dos “Carabinieri” para a Protecção do Trabalho.

O Evento, que conta com a presença de Paulo Morgado de Carvalho, Inspector Geral do Trabalho e de Paulo Bárcia, Director do Escritório da Organização Internacional do Trabalho em Portugal, vai debruçar-se sobre a actuação dos inspectores no combate ao tráfico para o trabalho forçado na Europa a partir de casos concretos em vários países , nomeadamente na Itália , tendo como guia um Manual da OIT sobre aquele tipo de trabalho ilegal.

A Organização Internacional do Trabalho tem desenvolvido um combate intenso ao trabalho forçado e ao tráfico dos seres humanos desde 1930 quando aprovou a primeira Convenção (nº 29) sobre o tema, ratificada, aliás, por Portugal por um decreto de 1956.

As conclusões do Seminário serão apresentadas pelo Inspector Geral do Trabalho, Autoridade para as Condições do Trabalho, pelas 12Horas do dia 03 de Fevereiro no hotel onde decorrem os trabalhos..

Segundo a OIT, estima-se que exista um número de 360 mil pessoas presas ao trabalho forçado em países industrializados, de um total de 12,3 milhões em todo o mundo. A maioria das vítimas são mulheres, nomeadamente adolescentes, dado que a maior fatia do tráfico é para trabalho sexual forçado. Os lucros gerados serão de 32 biliões de dólares dos quais cerca 15,5 biliões são gerados nos países industrializados(USA e Europa). Ver Realatório da OIT

Sem comentários: