quinta-feira, 12 de maio de 2022

ASSÉDIO MORAL NA UNIVERSIDADE! ASSUNTO MUITO GRAVE!

 

Os casos recentes da existência de assédio moral na Faculdade de Direito de Lisboa e no Instituto


Superior Técnico mostram que certamente este risco para a saúde mental e física dos alunos será mais vulgar do que se julga.Esta realidade merece toda a atenção do governo ,nomeadamente do Ministério responsável pelo ensino superior,bem como de outras instituições civis como os sindicatos e outros movimentos cívicos.

Assim , para além dos necessários inquéritos a fazer para dar seguimento às queixas,por entidades independentes e não apenas pela universidade, será necessário desenvolver medidas concretas de prevenção e proteção dos alunos, trabalhadores e professores das universidades.Sim ,porque o assédio quando existe é também sinal de uma determinada cultura de exercício do poder, da existência de alguma impunidade que leva as vítimas ao silêncio.

Neste sentido as diferentes faculdades do País deveriam instituir mecanismos concretos de prevenção,nomeadamente códigos de boa conduta para a prevenção do assédio moral previstos  na Lei 73/2017 para o mundo laboral mas que podem ser adaptados para o mundo do ensino superior.

Estes códigos devem ser o fruto de um amplo debate entre os professores, alunos e trabalhadores sobre a realidade do assédio moral e sexual e das suas penosas consequências para as vítimas.Ou seja, é necessário penalizar os predadores e criar uma cultura organizacional nas faculdades de tolerância zero para o assédio.

O assédio moral tem levado pessoas á destruição total,quer física, quer mental, inclusive ao suicídio.É algo muito sério e não pode ser tratado com a leviendade que, por vezes, ocorre no nosso País.Numa universidade é especialmente perigosa a existência de assédio pois a vítima, o jovem estudante e futuro trabalhador, experimenta algo que poderá ocorrer no seu futuro emprego e pode continuar a sofrer sem ter meios para superar a situação.O assédio como prática reiterada, inclusive como método de gestão e de exercício do poder, é um crime,pois aytenta contra a vida da vítima.

Neste quadro é importante a existência de mecanismos internos de comunicação de situações de perigo , bem como de canais de denúncia de situações susceptíveis de ação disciplinar, garantindo a confidencialidade dos processos e a inexistência de represálias sobre denunciantes e testemunhas. Não havendo um serviço de segurança e saúde na faculdade, um órgão com competência jurídica e multidisciplinar junto do Reitor  seria uma hipótes de trabalho.

O Movimdento Sindical tem necessáriamente de colocar esta questão no centro das políticas de prevenção e de formação dos sindicalistas.

 

 

 

Sem comentários: