quarta-feira, 6 de maio de 2015

OS SINDICATOS E A INSTALAÇÃO DE UMA IDEOLOGIA CONSERVADORA!

Quem vive de perto com a comunicação social, e se tiver um pouco de sentido crítico, notará como está em curso uma monumental instalação de uma ideologia conservadora que visa justificar e reforçar os valores de uma sociedade desigual e autoritária, hostil ao espírito crítico e a qualquer contestação.
Um dos sinais mais evidentes desta instalação ideológica conservadora é o ataque aos sindicatos e outras organizações de trabalhadores. E porque? Simplesmente porque eles, ou a maioria deles, ainda são em Portugal a forma mais visível da contestação às políticas de desvalorização do trabalho, da exploração dos trabalhadores! Porque eles dizem em voz alta muito daquilo que milhares de trabalhadores apenas podem dizer em voz baixa ou já nem dizem!

Os sindicatos dizem mal? Dizem de forma anacrónica? Dizem de forma mais ou menos partidária? E depois? Mas dizem, protestam, não aceitam a nova ideologia que defende a empresa como senhora de todos os direitos e benefícios a quem os trabalhadores devem submeter sem regras o seu tempo, as suas energias a sua vida familiar! Não aceitam que desconhecidos especuladores e investidores do capital tudo possam, tudo mandem tudo decidam! A supremacia é do trabalho sobre o capital!
Os ataques aos sindicatos por alguma comunicação social é um dos sintomas da doença do sistema democrático! Outro sintoma, aliás já bem visível, são as manifestações racistas e xenófobas, nomeadamente as posições relativamente aos refugiados/imigrantes que chegam á Europa pelo mar mediterrâneo. As posições egoístas, manifestamente ignorantes e enviesadas dos racistas ressuscitam teses nazis que pensávamos enterradas para sempre!
O ataque demagógico ao sindicato, ao imigrante, ao que pensa criticamente e ao que é diferente da carneirada são sintomas claros de que se caminha para sociedades perigosamente fascistas!
Esta situação obriga-nos à lucidez, à reflexão e à ação na unidade! Enquanto é tempo…..

Sem comentários: