segunda-feira, 11 de maio de 2015

PELO TRABALHO DIGNO NA SAÚDE!

Os trabalhadores da saúde vão fazer greve no próximo dia 15 de maio! As condições de trabalho destes profissionais agravaram-se de forma particular nos últimos quatro anos! Cortes salariais, desregulação dos horários, trabalho suplementar não pago ou mal pago e pressão constante para aumento dos ritmos de trabalho e muito sofrimento, nomeadamente violência física dos utentes!
O pessoal da saúde, em particular dos serviços públicos e em especial os enfermeiros, estão na primeira linha no domínio do stresse! São dos grupos profissionais que em toda a Europa mais afetada pelos riscos psicossociais, com maior carga psíquica, para além da carga física diária.
As causas desta situação estão já devidamente mapeadas! Em primeiro lugar os cortes orçamentais nos serviços nacionais de saúde empreendidos por quase todos os governos conservadores e sociais- democratas da Europa! O trabalho aumenta e o número de profissionais diminui! Por outro lado, em alguns países, caso de Portugal, a semana de trabalho aumentou podendo, em alguns casos chegar às 50 e mais horas!
A introdução da gestão privada nas unidades de saúde levou a formas de organização que conduzem a uma exploração intensa do factor trabalho no sentido da rentabilidade capitalista! Formas de gestão de desvalorização do trabalho e do trabalhador, nomeadamente no que respeita à sua estabilidade e dignidade profissional!

Neste contexto a luta dos profissionais da saúde é uma luta justa, uma luta pela sua dignidade e que vai reverter na qualidade dos cuidados dos doentes!

Sem comentários: