segunda-feira, 18 de agosto de 2014

TRABALHADORES DOS CALL CENTERS ORGANIZEM-SE!

Há quem os compare aos operários das fábricas fordistas do século passado com divisão do trabalho, rigidez de horários, disciplina, controlo e condições de trabalho! Graças às novas tecnologias o ambiente de trabalho nos cal centers pode ainda ser pior do que numa fábrica do antigamente!
 Em Portugal os estudos de qualidade sobre estas questões ainda são poucos. Mas temos abundante literatura do estrangeiro, e também em língua portuguesa oriunda do Brasil. No geral as condições de trabalho destes trabalhadores, nomeadamente salariais, são de baixa qualidade e o controlo, nomeadamente da produtividade e do desempenho é intenso! A grande força de trabalho é juvenil! Num quadro de grande desemprego, eles adaptam-se mais facilmente as este trabalho de utilização das novas tecnologias e de forte controlo.
Embora uma percentagem dos trabalhadores dos call centers encare esta profissão de forma provisória há que equacionar a sua organização sindical tendo como objetivo a melhoria das condições de trabalho da profissão. Foi assim que recentemente nasceu o Sindicato dos Trabalhadores dos Call Centers. Carmen Castro colaboradora do referido Sindicato, afirma: «Para sermos ouvidos, precisamos da união de todos os teleoperadores precários dos call centers em Portugal. NÃO SOMOS contra os call centers nem seus empregadores. Agradecemos a boa divulgação e colaboração dos membros deste grupo, cujo objetivo é somente regularizar as condições de trabalho com leis específicas neste setor de atividade.» A quota para a sindicalização representa 1% do salário, caso ainda esteja empregrado, para ex-trabalhadores ainda em luta para obter seus direitos retroativos, 0,5% do último salário.
Por favor assine e divulgue urgentemente a nossa causa:
 http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT74238

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