quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

ESTE PAPA NÃO FICA NA HISTÓRIA!


O papa Bento XVI é um homem racional, filósofo e teólogo de grande influência na Alemanha e em largos setores da Igreja católica! É verdade que não tinha o charme do velhinho Joao Paulo. A influência de Bento XVI na Igreja dos últimos anos é notória em particular no domínio da disciplina do pensamento católico e no domínio político.
Os conservadores ganharam imenso poder na Igreja , em particular alguns movimentos de cariz espiritualista e defensores das tradições !A teologia de libertação que inspirou a prática arriscada de milhares de militantes católicos em várias partes do mundo foi praticamente anulada.

Todavia, a intriga no Vaticano, os jogos de poder nos meios eclesiásticos, o amor ao dinheiro de alguns altos dignatários da Igreja, a questão da pedofilia e a erosão de alguns valores caros aos católicos levou este Papa a um beco sem saída.

Como dizia recentemente um filósofo espanhol, Bento XVI encontrou-se numa espécie de dilema: Se efetivamente era um homem de fé teria que abandonar o vaticano perante uma situação de tal modo indigna. Se Bento XVI perdeu a fé teria igualmente de abandonar o Vaticano perante aquilo que estava a ver e que não seria humanamente suportável!

Este Papa afinal de contas foi uma sombra de si mesmo! Se no pensamento teológico disciplinou e castrou, no pensamento social conformou e perdeu uma grande oportunidade de colocar a Igreja na defesa do trabalho digno e numa crítica inspiradora ao desastre neo-liberal!Este Papa não fica para a História!

Sem comentários: