segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

ACT EDITA ESTUDO SOBRE O STRESSE !

A Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) editou recentemente o estudo «Stresse Ocupacional e Riscos Psicossociais em Contexto Hospitalar» da autoria de Ricardo Rego e Conceição Barbosa, pessoas ligadas á segurança e medicina do trabalho.

«Os profissionais de saúde assumem-se cada vez mais como um grupo profissional propenso ao risco de stresse ocupacional decorrente da exposição a fatores de risco de natureza psicossocial desfavorável» -dizem aqueles autores no resumo do estudo.

Segundo aqueles investigadores «o objetivo deste estudo consiste em avaliar os riscos psicossociais a que os profissionais de saúde estão sujeitos na sua prática laboral, numa amostra de 330 indivíduos, procurando compreender a sua influência ao nível do stresse laboral dos profissionais da saúde. Os resultados mostram que no que concerne a exposição aos diversos fatores de risco de natureza psicossocial, registaram-se valores mais problemáticos, isto é, indicadores de uma exposição desfavorável para diversas das dimensões analisadas…»

O estudo agora editado tem particular pertinência numa altura em que o Comité dos Altos Responsáveis das Inspeções do Trabalho da Europa desenvolveu, em 2012,uma Campanha Europeia sobre a Avaliação dos riscos psicossociais. A verdade é que os resultados da Campanha em Portugal ainda não foram suficientemente divulgados. No entanto, os leitores poderão acompanhar esta questão no site da ACT- www.act.gov.pt





Sem comentários: