segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

CES COMEMORA 40 ANOS!

No próximo dia 7 de fevereiro a Confederação Europeia de Sindicatos (CES) vai comemorar o seu 40º aniversário. Para os sindicalistas europeus e para os trabalhadores em geral é um momento de regozijo e de forte apreensão! Regozijo e festa porque a CES, apesar das suas limitações, foi e é um acontecimento positivo para os trabalhadores da Europa! O movimento sindical europeu é um dos construtores da Europa Social, hoje posta definitivamente em causa! Demasiado colada aos órgãos da União Europeia a CES acomodou-se demasiado e sente que neste momento o terreno lhe está a fugir debaixo dos pés!

A Comissão, de órgão progressista no domínio social e quase um parceiro da CES, passou a instrumento do Conselho, dos setores mais ultra- liberais da União e dos interesses alemães. Perante os programas de ajustamento liderados pela Troika, onde está a Comissão, a CES acordou tarde e não foi capaz de se opor ás políticas alemãs para os países da periferia! Daí que neste 40 aniversário seja necessário pensar numa CES que seja efetivamente uma central sindical europeia, que dinamize e coordene as lutas dos trabalhadores europeus e não fique tão limitada aos nacionalismos, desmascarando inclusive as políticas de dumping social que alguns países estão a fazer com a conivência dos seus sindicatos. Sindicatos que têm assento nas CES e que para atraírem investimento para o seu país vendem a alma ao diabo, ou seja aceitam salários baixos e desregulação. Sindicatos que quando ouvem falar numa greve fogem como o diabo da cruz!

Esses países, a maioria do Leste, fazem hoje uma concorrência terrível a Portugal! Se não tivermos efetiva harmonização fiscal e de condições de trabalho na União vai aumentar o trabalho clandestino, o dumping social, os baixos salários! Se não avançarmos para um sistema de contratação europeu e para a possibilidade de greves gerais abrangentes do espaço comunitário sob a coordenação de uma nova CES os trabalhadores europeus irão empobrecer cada vez mais para competirem com Singapura, Brasil China e India!



Sem comentários: