A Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho desenvolveu um conjunto de informação sobre os acidentes de trabalho e os jovens trabalhadores na Europa.
Por toda a Europa, os jovens dos 18 aos 24 anos de idade têm, pelo menos, mais 50% de probabilidades de sofrerem lesões no local de trabalho do que os trabalhadores mais experientes. Os jovens são também mais propensos a sofrer de doenças profissionais.
Por detrás das estatísticas, existem histórias que podem ser contadas na primeira pessoa. Jovens forçados a viver com as consequências de acidentes e doenças. Jovens que morrem quando ainda tinham toda a vida pela frente.
São muitos os factores que contribuem para os riscos a que estes jovens estão sujeitos. No entanto, para todos eles existe uma solução ao nosso alcance. Quer sejamos empregadores, educadores, técnicos de saúde e segurança, decisores políticos ou jovens trabalhadores - todos temos o dever de zelar pela saúde e segurança dos jovens no trabalho.
Por que motivo são os jovens vulneráveis?
Novos na empresa e no cargo que ocupam, os jovens carecem de experiência, pelo que podem não prestar a devida atenção aos riscos que se lhes deparam:
podem não possuir ainda a maturidade física e psicológica necessária
podem não possuir conhecimentos e formação suficientes
podem não conhecer os deveres da entidade patronal e os seus próprios deveres e direitos
podem não se sentir confiantes para falar sempre que houver um problema.
Por seu lado, a entidade patronal pode não tomar em devida conta a vulnerabilidade dos jovens trabalhadores, embora deva garantir-lhes a formação, a supervisão e os mecanismos de salvaguarda de que necessitam, bem como atribuir-lhes tarefas adequadas às suas especificidades.
Ver mais informação
1 comentário:
Então há que estar atentos para sensibilizar os jovens!!!!
Enviar um comentário