segunda-feira, 1 de junho de 2009

JOVENS TRABALHADORES:vida e morte no trabalho!


Da escola ao trabalho é o tema do Seminário Internacional que decorre em Lisboa até quarta feira promovido pela ACT e pelo pelo Comité Internacional Formação e Educação para a Prevenção da AISS (Associação Internacional para a Segurança Social).Intervenções do Canadá, França, Alemanha e sempre as mesmas constatações:os jovens trabalhadores têm mais acidentes do que os trabalhadores mais velhos.

Na construção chega a três vezes mais!Os primeiros meses são um tempo especial para o acidente acontecer!Aliás, o primeiro mês é para todos os trabalhadores o tempo mais perigoso!
Entre as causas da sinistralidade laboral dos jovens constam os vínculos precários, constante mudança de trabalho,ritmos de trabalho intenso, fadiga execssiva, pouca formação e informação, falta de acolhimento na empresa.

Os jovens trabalhadores são particularmente explorados, nomeadamente através de trabalhos perigosos como movimentação de cargas pesadas e contacto com substâncias perigosas!Na construção os jovens serventes são os que mais acidentes e doenças sofrem.

A actual crise favorece a exploração dos trabalhadores.Os familiares e os sindicatos devem estar particularmente atentos às condições de trabalhos dos jovens.
E já agora que estamos em campanha eleitoral para o Parlamento Europeu não seria importante abordar esta questão ?Não seria de transformar a Directiva Europeia existente sobre a matéria numa Directiva mais exigente ao nível da protecção dos jovens trabalhadores?

1 comentário:

Unknown disse...

Olá,
É de facto muito preocupante constatar que os trabalhadores que mais sofrem acidentes de trabalho, são os mais jovens. A construção civil é a área que maior nº de ocorrências regista (quantos e quantos, não se registam?) e, acredito que há uma boa percentagem destes que não chega ao conhecimento das autoridades oficiais, devido às causas aqui descritas. A estas (ou em consequência destas), devo acrescentar que, há uma causa especifica que, na minha opinião, é uma das (se não, a) que mais contribuí para que o acidente de trabalho se verifique - a falta de uso de EPI´s (Equipamentos de Protecção Individual). Há alguns anos atrás, quando estava hospitalizado, a receber tratamento oftalmológico para sanar problema devido a acidente de trabalho, justamente por não estar a usar EPI apropriado nesse momento, pude verificar a chegada constante de trabalhadores (jovens) da construção civil, devido a: queimaduras por produtos quimicos, cal, cimento, faiscas de aço, pedra, vidro (martelos), olhos furados com ferros (varão heliaço), etc., etc.. Tudo isto devido a um único erro - falta de uso de EPI´s.
Deixo aqui o meu apelo a todos os trabalhadores, especialmente os mais jovens (mais tendência para se aventurarem/risco). Não aceitem colocar o seu bem estar fisico em risco, devido ao facto das entidades patronais vos colocarem a executar trabalhos de grande risco e não vos apetrecharem com os EPI´s necessários à salvaguarda da vossa saúde. Além de ser obrigatório por lei, tanto para elas como para nós(trabalhadores), não vale a pena correr riscos de saúde que, após o acidente, se tornam muito penosos para a nossa vida. Mais penosos que o facto de deixar de ganhar 2 ou 3 meses de ordenado (baixos e, quando são pagos).
Bem hajam! e... com MUITO CUIDADO.
Cpts.
JOSÉ