sexta-feira, 26 de junho de 2009

ANIVERSÁRIO DE UM HOMEM LIVRE!No seu 102º Aniversário


JOSÉ SEQUEIRA pertenceu à última e memorável geração de militantes anarco-sindicalistas, conservando-se sempre fiel aos seus princípios ideológicos, mesmo contra ventos e marés, e que lutou com denodo contra a desarticulação do movimento operário e sindical, numa fase já de alguma debilidade e desmobilização.

Em 1918, menino de 11 anos, começou na labuta da vida como aprendiz e mais tarde operário corticeiro, aderindo aos 14 anos, corria o ano de 1921, aos ideais das Juventudes Sindicalistas. Militou igualmente nos organismos libertários, como o “Grupo Terra e Liberdade” (1923), de âmbito nacional, na associação anarquista regional “Grupo Libertário Mártires 22 de Junho” (1924), e na Federação Anarquista da Região Portuguesa (1937).Participou activamente na grande luta sindical dos operários do sector corticeiro de Silves, em 1924, barbaramente reprimida pelos democratas da 1.ª República.

A violenta carga policial deixou um rasto de sangue, feridos e um morto.Veio a ser eleito para o cargo de primeiro-secretário do Sindicato dos Operários Corticeiros do Algarve em 1929, já em plena Ditadura Militar, época de repressão ímpar. Foi igualmente director da Associação de Classe dos Operários Corticeiros, dentro do espírito de cultura popular e resistência dos trabalhadores, no âmbito ideológico do sindicalismo e do anarquismo. Dirigiu também a cooperativa de consumo operária A Compensadora.....ver mais

Sem comentários: