domingo, 8 de fevereiro de 2015

STRESSE E TRABALHO TEMPORÁRIO!

Hoje muita gente ligada aos recursos humanos escreve sobre o stresse e os riscos psicossociais. Ainda há pouco li um texto curioso sobre stresse e trabalho temporário. A autora, que não fez uma declaração de interesses, dizia que conhecia estudos que revelavam que os trabalhadores temporários sofriam menos stresse nos dias de hoje pelo facto de que já se tinham habituado a este tipo de trabalho num contexto em que a alternativa era o desemprego. 
E acrescentava que os trabalhadores temporários estavam sempre perante novos desafios, que não se acomodavam à rotina e saíam da zona de conforto ao contrário dos trabalhadores permanentes! A senhora dourava de tal modo a pílula que ao leitor desprevenido até lhe apeteceria experimentar um trabalho temporário. É óbvio que a dita autora estava a vender um produto!
Tal como ela podemos apresentar vários estudos, até da OIT e de outras entidades credíveis, a dizerem que a precariedade é uma das causas de stresse e propiciadora de instabilidade e de risco psíquico.
Quem estuda as condições de trabalho nos call centers, hoje um setor bem lucrativo, verifica que muitas destas entidades recrutam nas empresas de trabalho temporário, outra atividade altamente lucrativa nos tempos de desemprego.
Todos sabemos que as empresas de trabalho temporário jogam na precariedade e nos ganhos á custa dos trabalhadores que empregam. Por isso não me parece que os trabalhadores temporários tenham menos fatores de stresse. Não é pelo facto de um trabalhador dizer num inquérito que já se «habituou» ao stresse que efetivamente não tem stresse ou que não está a sofrer as consequências do mesmo.

Ao contrário do que se possa esperar em tempos de crise os trabalhadores constroem estratégias de defesa para manter o emprego e para superar o sofrimento.

Sem comentários: