A Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) promove no dia 5 do próximo mês de Junho, na Escola Superior Agrária,em Santarém, um seminário sobre segurança e saúde no trabalho agrícola e florestal onde será abordado o plano de ação para o setor promovido por aquela Autoridade em parceria com diversas instituições públicas e associativas durante todo o ano de 2012.
Nos setores agrícola e florestal do continente ocorrem inúmeros acidentes de trabalho, inclusive mortais, verificando-se igualmente uma elevada taxa de incapacidade temporária e permanente nos profissionais que exercem aquelas atividades. A utilização de tratores, motosserras, maquinaria pesada, pesticidas e o desrespeito pelas regras de segurança estão na origem desta situação preocupante.
Com efeito as estatísticas disponíveis mostram que entre 2000 e 2010 ocorreram mais de 3500 acidentes envolvendo veículos agrícolas dos quais resultaram 380 vítimas mortais, 512 feridos graves e quase 4000 feridos ligeiros nas estradas portuguesas. Entre 2001e 2011 foram comunicados e inquiridos pela Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) 161 acidentes de trabalho mortais ocorridos naqueles setores de atividade.
Sabemos também que na Assembleia da República se prepara a ratificação da Convenção da OIT nº184 sobre segurança e saúde na agricultura.Segundo algumas estatísticas europeias os trabalhadores agrícolas sofrem 1,7 vezes a taxa média de acidentes de trabalho não mortais e 3 vezes a taxa média de acidentes mortais.VER
Sem comentários:
Enviar um comentário