quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

SUBSTÂNCIAS PERIGOSAS-Campanha Europeia de prevenção

Com a presença da Ministra do Trabalho e da Solidariedade Social, Maria Helena André e do Inspector Geral do Trabalho, Paulo Morgado de Carvalho a Autoridade para as Condições do Trabalho vai abrir oficialmente no próximo dia 21, no Centro de Congressos de Lisboa (Junqueira) a Campanha Europeia para a avaliação de riscos na utilização de substâncias perigosas.

A Campanha, que decorre até Março de 2011, é promovida pelo Comité dos Altos Responsáveis das Inspecções do Trabalho (1) e tem como objectivos sensibilizar e informar os empregadores e trabalhadores dos sectores industriais da madeira e mobiliário, reparação automóvel, limpeza industrial e panificação, bem como promover as boas práticas nas empresas que utilizam produtos químicos perigosos nos respectivos processos produtivos.

Esta iniciativa, que tem o apoio da Comissão Europeia, será coordenada pela ACT que está a preparar diversa informação e instrumentos para a auto avaliação de riscos, de modo a que as pequenas empresas possam daí tirar o máximo proveito.
Em Portugal a campanha irá incidir no sector da madeira e mobiliário que emprega cerca de 50 mil trabalhadores distribuídos por 4.500 empresas.

A indústria química da Europa emprega directa e indirectamente quase cinco milhões de pessoas. Em 2001 estimava-se que mais de 30% do conjunto das doenças profissionais na Europa estivessem ligadas à exposição a produtos químicos.
Cerca de23% dos trabalhadores europeus declaram que respiram fumos e vapores no trabalho e 15% que manipulam produtos perigosos durante um quarto do seu tempo de trabalho.

Sem comentários: