terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

O PODER DOS TRABALHADORES E O CONGRESSO DA CGTP!

O próximo Congresso da CGTP, 26 e 27 de fevereiro, em Almada, vai debater a situação do país e aprovar o Plano de Ação para os próximos anos! Verdadeiramente o que está em debate é o poder dos trabalhadores no quadro da globalização da economia capitalista onde o domínio do capital financeiro está, particularmente na Europa e através da dívida soberana, a escravizar os povos e a liquidar a democracia! Vejam-se os casos da Grécia e agora de Portugal!
O penúltimo Congresso dos Sindicatos Europeus (CES) debateu precisamente esta questão do poder dos trabalhadores. As suas conclusões apontavam para a necessidade urgente de reforçar esse poder sob pena de se colocar em causa todas as grandes conquistas sociais e laborais do século XX!
De facto é necessário reforçar o poder organizado dos trabalhadores em todo o mundo, qualquer que seja o modelo de sociedade existente. Aponto apenas algumas razões essenciais:
1.   Na dinâmica social e política ninguém oferece nada a ninguém, mesmo que a habilidade política mostre o contrário. Logo, apenas com mais poder dos trabalhadores é possível defender os interesses essenciais dos mesmos. Seja numa sociedade capitalista ou pós capitalista, seja numa sociedade que ainda se diga socialista.
2.   Sem este poder organizado dos trabalhadores a própria sociedade democrático-liberal corre riscos perante os populismos autoritários e racistas.
3.   O poder organizado dos trabalhadores é historicamente o mais importante movimento social de emancipação dos povos e da luta pela igualdade. Mais do que nunca este movimento é necessário para a humanidade e os valores humanistas.
4.   Sem mais poder dos trabalhadores o projeto europeu restará um dia apenas um mercado servido por milhões de escravos, sem dimensão social.
5.   O poder organizado dos trabalhadores não se materializa apenas no movimento sindical mas também nos seus aliados como os movimentos sociais reivindicativos, algumas correntes cristãs de ação sócio-política e alguns partidos políticos.

Sei que a algumas pessoas lhe repugna falar em poder dos trabalhadores porque imaginam de imediato a sovietização da sociedade! Mas não lhe repugna falar em poder empresarial e no poder das multinacionais pintando-as quase como sucursais da Cáritas!

O mundo de hoje é outro e a história avançou! Hoje temos o poder dos trabalhadores/produtores e também o poder dos consumidores, que na sua maioria também são os produtores! No entanto, o poder dos trabalhadores tem que estar acima do capital! A governação do capital de casino será o desastre social, ambiental e político!

Sem comentários: