quinta-feira, 27 de março de 2014

OS HOMENS DO LIXO!

A 19 de março José Duarte de 55 anos, casado e pai de dois filhos, sofreu um acidente mortal ao cair do carro de recolha de resíduos urbanos em Soure. A vítima seguia na plataforma onde habitualmente seguem os trabalhadores de recolha do lixo quando subitamente caiu para a estrada com a viatura em andamento. 

Na notícia o acidente é considerado insólito quando efetivamente não é tão insólito assim dado que não foi o primeiro trabalhador a sofrer um acidente deste tipo. Qualquer acidente de trabalho tem as suas causas. O inquérito, ser for bem realizado, revelará certamente as causas que estiveram na sua origem! Um acidente, mais um, é naturalmente pouco considerado e ocupa apenas um pedacinho da página do jornal regional, tendo raras vezes honras de constar num jornal nacional! É mais um operário que morre, um cantoneiro, um homem do lixo! Se tivesse sido um polícia, um artista, um político teria honras de jornais e televisões!
A investigação sobre as condições de trabalho destas pessoas é praticamente nula em Portugal. Existem, todavia, trabalhos muito interessantes no Brasil. Trabalhos que analisam a profissão sob ponto de vista sociológico, nomeadamente sobre o impacto da imagem negativa e invisível da profissão na autoestima destes trabalhadores. A necessidade psicológica da ingestão de álcool e drogas para sobreviverem no quadro de uma profissão que exige trabalho noturno, manuseamento dos resíduos domésticos e os cheiros, por vezes, nauseabundos!
A tendência de privatização destes serviços está ainda a colocar a instabilidade profissional nestes trabalhadores, a ameaça do desemprego, as pressões de fazer mais com menos gente! Naturalmente que estas mudanças deveriam ser acompanhadas por serviços competentes de segurança e saúde no trabalho. Sabemos que não é assim que acontece, ou raras vezes acontece! As plataformas das viaturas onde seguem os trabalhadores devem ser estudadas no sentido de as melhorar sob ponto de vista ergonómico. Por outro lado, a vigilância médica dos trabalhadores deve ser constante.
O importante trabalho que desenvolvem na nossa sociedade merece o nosso reconhecimento e respeito. Às vezes acordam-nos demasiado cedo, é verdade! Mas, estão cumprir a sua missão! São nossos concidadãos!

Sem comentários: