terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

O STRESSE NO SETOR DA SAÙDE EM PORTUGAL!

No âmbito da campanha Europeia de Avaliação de Riscos Psicossociais a Autoridade para as Condições do Trabalho vai organizar um seminário a 6 de março, em Lisboa,sobre esta temática com incidencia no assédio moral, violencia e stresse no trabalho.O seminário destina-se aos Parceiros Sociais, a inspetores do trabalho,técnicos de saúde e outro pessoal da administração pública.Entretanto, publicamos um artigo interessantes sobre os enfermeiros portugueses.

«As situações indutoras de stress no trabalho dos profissionais de saúde, embora sejam, por muitos, reconhecidas, têm sido um pouco descuradas nos estudos de investigação realizados.


Sabe-se, porém, que os serviços de saúde, os hospitais em particular, constituem organizações bastante peculiares, concebidas quase exclusivamente em função das necessidades dos utentes. Dotados de sistemas técnicos organizacionais muito próprios , proporcionam aos seus trabalhadores, sejam eles técnicos de saúde ou não, condições de trabalho precárias, sendo, na maior parte das vezes, piores do que as verificadas na grande maioria dos restantes sectores de actividade.

Assim sendo, o trabalho em ambiente hospitalar contribui não só para a ocorrência de acidentes de trabalho, como também para desencadear frequentes situações de stress e de fadiga física e mental.

Por estas e outras razões, consideramos de grande interesse proceder a uma abordagem dos factores de stress do ambiente de trabalho, particularmente a nível da Organização Hospitalar, e da sua relação com a saúde mental dos indivíduos. Isto, porque as circunstâncias indutoras de stress devem ser identificadas e analisadas adequadamente, para que seja possível uma intervenção eficaz, no sentido de as modificar ou de minimizar os seus efeitos negativos.....VER artigo

Sem comentários: